Prefiro as coragens absurdas

ana_perfilTem coisa melhor do que ser surpreendida? Acho que não.

Posso dizer que meu aniversário, dos intensos 35 anos, foi uma grata surpresa! Não falo só de presentes, ligações e declarações, falo de um conjunto de momentos felizes e plenos, depois de tantos outros de lutas, conflitos e dúvidas.

Confesso que a ideia de completar 35 anos não me caiu bem de primeira. Me forçou a pensar, me fez voltar anos atrás – uns 9 pelo menos -, e repensar tudo. Muita coisa que a gente vive, que a gente escolhe, dá vontade de esquecer, não é? Com todo mundo é assim. Comigo não é diferente. O estranho mesmo era não estar curtindo fazer aniversário, como é o normal para mim. Estava doendo. Vai ver é culpa dos sonhos com prazo de validade ou da pressão do mundo que olha pra você o tempo todo e diz que parece ter 25! Sim sim… eu sei… isso é bom demais e reflete o meu coração que não tem nada de “velho”, mas o fato é que não tenho 25! rsrs Talvez aí o conflito se instalou.

Quanto ao numeral, 35 é bonito. Eu acho. Quanto a idade, me parece mais sublime do que os meus queridos 34, mais “redondo” diria (rs). Agora… ao olhar para o espelho penso que valeu chegar aos 35 exatamente como cheguei. Valeu cuidar bem de mim, cuidar do que é importante e essencial, amar e respeitar as pessoas do jeitinho que quero que façam comigo e tirar o que não me faz bem do meu caminho. Valeu aprender mais sobre mim e sobre as pessoas que quero do meu lado – não dá para escolher mal quem vai testemunhar nossa história, dá? Valeu valorizar o que penso e o poder que cultivo de repensar, revisitar, recomeçar sabendo que a vida é assim e que exige coragem de encarar oportunidades, não se esconder atrás de traumas e medos – não quero deixar de viver meu futuro por nada que aconteceu no passado. Aprendi também o valor de fazer o que realmente quero e não o que querem de mim. A vida andou, sabe?

Hoje agradeço, como agradeço todos os dias, por cada segundo de vida, cada sorriso escancarado ou discreto, e por cada lágrima que derramei. Fiz tudo com o coração, com sinceridade, até as bobagens. Até o que parece pequeno aos olhos dos desavisados, fiz com sentimento. Então… me arrepender de quê? De fazer de tudo pra ser feliz e tomar decisões a favor da felicidade dos que amo? Não, não me arrependo de nada.

Agora, quero mais é que venham os 35, os 36, os 40, os 80! Sou uma mulher melhor hoje, muito melhor no que era aos 20 ou 30 anos, e posso deixar a modéstia de lado porque nada me veio de graça e nunca parei de lutar. Tenho sim muitos sonhos a realizar, muitos projetos de vida para colocar em prática, tenho mais para descobrir em mim e não tenho  medo disso.

Para fechar, cito uma frase de Clarice:

Eu tenho medos bobos e coragens absurdas.

Prefiro, sempre, as coragens absurdas.

10 pensamentos sobre “Prefiro as coragens absurdas

  1. Eu estou pra completar 25, e estou nesse momento de reflexão. Me sinto com 45 e vejo que realizei poucas das coisas que gostaria.

  2. Tety disse:

    Que lindaaa!!!! Não precisa de modéstia mesmo não, merece td o que conquistou! Vc é uma vencedora, minha inspiraçãooo!!

  3. Nara Gama disse:

    Maravilhosamente Você!
    Como sempre, me enchendo de orgulho!

  4. Bruno Lacerda disse:

    Lindo, Aninha! É como se vc estivesse na minha frente falando td isso…
    Esse auto-conhecimento, essa sensação de plenitude, não tem preço! Feliz de vc por ter chegado aos 35 com toda essa bagagem. Agora é que a viagem vai ficar ainda mais legal!

    Beijão!

  5. Tenho 57 vivo como tivesse 25 vc com 35 pense que esta no auge e desfrute da vida sempre maravilhosa porque deus te deu esse previlegio

Quero sua opinião! Fique a vontade...

